Blog do programador e tecnico em redes ….

Fazendo cache de dados MySQL no PHP com XCACHE

XCache é outro programa de cache por chave-valor onde o armazenamento é em memória como o memcached. Este recurso permite que você leve a memória uma variável e depois você pode chamar ela novamente facilmente somente usando a chave criada anteriormente.
Isso ajuda muito no controle do que realmente desejamos colocar em cache na memoria e a retornar, as funções do xcache para salvar e retornar um valor são xcache_set e xcache_get, tambem é possivel remover com xcache_unset, no exemplo do codigo abaixo a função mysql_queryCache mostra como funciona na pratica o cache de dados do MySQL, mais pode ser usado com outro banco como o SQLite ou até mesmo com arquivos de textos:

<?php
$connTeste = mysql_pconnect("localhost", "root", "vertrigo");
mysql_select_db("pedrofilho", $connTeste);
function mysql_queryCache($consulta, $tempo = 60) {
$chave = md5($consulta);
$query = xcache_get($chave);
if ($query == false) {
$query = mysql_query($consulta);
if (is_resource($query) && (($rows = mysql_num_rows($query)) !== 0)) {
for ($i=0; $i<$rows; $i++) {
$fields = mysql_num_fields($query);
$row = mysql_fetch_array($query);
for ($j=0; $j<$fields; $j++) {
if ($i === 0) {
$columns[$j] = mysql_field_name($query, $j);
}
$cache[$i][$columns[$j]] = $row[$j];
}
}
}
xcache_set($chave, $cache, $tempo);
return $cache;
}
return $query;
}
$query_rsCliente = "SELECT nome, telefone, email FROM clientes LIMIT 250";
$rsCliente = mysql_queryCache($query_rsCliente);
?>
<html>
<head>
<title> Clientes </title>
</head>
<body>
<H2> Relatorio de clientes </H2>
<table width="100%" border="0" cellpadding="1" bgcolor="#000000">
<tr bgcolor="#FFFF99">
<td>Nome</td>
<td>Telefone</td>
<td>E-Mail</td>
</tr>
<?php if (count($rsCliente) > 0) { ?>
<?php for ($i=0; $i<count($rsCliente); $i++) { ?>
<tr bgcolor="#FFFFFF">
<td><?php echo $rsCliente[$i]['nome']; ?></td>
<td><?php echo $rsCliente[$i]['telefone']; ?></td>
<td><?php echo $rsCliente[$i]['email']; ?></td>
</tr>
<?php } ?>
<?php } ?>
</table>
</body>
</html>

8 / fevereiro / 2016   Sem Comentarios

transformar link padrao do (UUID) em dispositivo no wheezy

Passei por um problema aqui com o novo Debian com comando df e outros que identificam o sistema de arquivos com um link simbólico
tipo UUID como /dev/disk/by-uuid/132a49f9-790a-49fb-3112-383e93187bf8 e isso é muito chato: a saída do comando é mais amplo e ilegível, difícil de decorar e o dispositivo atual não é mais identificado em alguns scripts.

a solução que encontrei foi criar o script abaixo e colocar ele em /etc/initramfs-tools/scripts/local-premount/rootdevice com o conteúdo:

#!/bin/sh
# transformar o link padrao do
# (UUID) no dispositivo normal.
set -e
[ "$1" = prereqs ] && exit 0
REALROOT=`readlink -f ${ROOT}`
[ "${REALROOT}" ] && echo "ROOT=${REALROOT}" >> /conf/param.conf
exit 0

colocar ele como executável:
chmod +x /etc/initramfs-tools/scripts/local-premount/rootdevice

e depois atualizar o initramfs:
update-initramfs -u

pronto tudo fica como era antes ;)…

30 / junho / 2013   Sem Comentarios

Flash ActionScript 3 API for Mikrotik RouterOS

O MikroTik, além de configuração de Apoio sobre Telnet / SSH / telnet-MAC. possui um chamado RouterOS API.

Através da API que você puder ler informações, configuração definidas e até mesmo eventos. Por exemplo, a lista a todos os usuários conectados dBm WLAN.

A API é “literatura aberta” e você está convidado a criar diferentes idiomas e bibliotecas para postar em seu site. Eles já têm PHP, Ruby, Perl, Java, implementações, etc, objetivo que eu queria ser capaz de criar um aplicativo do AIR do Flash para exibir e configurar roteadores. Então, eu criei um Flash ActionScript 3 classe para isso.

Abaixo uma classe ActionScript para acesso a API do MikroTik:


// ApiSocket.as
// RouterOS API class
// Author: Haikon Nessjore

package {

import flash.errors.*;
import flash.events.*;
import flash.utils.ByteArray;
import com.adobe.crypto.MD5;
import flash.net.Socket;

public class ApiSocket extends Socket {
static public var RECEIVED:String = "received";
static public var LOGIN:String = "loggedin";
private var cmd:String;
private var doLogin:int;
private var user:String;
private var password:String;
private var returnData:Array;
private var returnPos:int;
private var toread:int;
private var firstRe:int;
private var tag:String;
private var gotDone:Boolean;
private var gotTrap:Boolean;
private var gotFatal:Boolean;

public function ApiSocket(host:String, port:uint) {
super(host, port);
toread = 0;
doLogin = 0;
addEventListener(ProgressEvent.SOCKET_DATA, socketDataHandler);
}

public function login(u:String, p:String) {
doLogin = 1;
user = u;
password = p;
sendRequest("/login");
}

public function sendRequest(... outData):void {
returnData = new Array();
returnPos = 0;
firstRe = 0;
gotDone = false;
gotTrap = false;
gotFatal = false;
tag = "";
cmd = outData[0];
returnData[returnPos] = new Object();

for (var i:int = 0; i < outData.length; ++i) {
var data:ByteArray = new ByteArray();

var len:uint = outData[i].length;

if (len < 0x80)
data.writeByte(len);
else
if (len < 0x4000) {
len |= 0x8000;
data.writeByte(( len >> 8 ) & 0xff);
data.writeByte(len & 0xff);
} else
if (len < 0x200000) {
len |= 0xC00000;
data.writeByte(( len >> 16 ) & 0xff);
data.writeByte(( len >> 8 ) & 0xff);
data.writeByte(len & 0xff);
} else
if (len < 0x10000000) {
len |= 0xE0000000;
data.writeByte(( len >> 24 ) & 0xff);
data.writeByte(( len >> 16 ) & 0xff);
data.writeByte(( len >> 8 ) & 0xff);
data.writeByte( len & 0xff );
} else {
data.writeByte(0xF0);
data.writeByte(( len >> 24 ) & 0xff);
data.writeByte(( len >> 16 ) & 0xff);
data.writeByte(( len >> 8 ) & 0xff);
data.writeByte( len & 0xff );
}

writeBytes(data);
writeUTFBytes(outData[i]);
}
writeByte(0);
flush();
}

private function readResponse():void {
var len:int;

if (toread == 0) {
var len1:uint = readUnsignedByte();

if (len1 == 0) {
if (gotDone || gotTrap || gotFatal) {
if (doLogin == 1) {
if (returnData[0].ret) {
var chal:ByteArray = new ByteArray();
var md5:ByteArray = new ByteArray();

for (var i:int = 0; i < returnData[0].ret.length; i += 2) {
chal.writeByte(int("0x" + returnData[0].ret.substr(i,2)));
}

md5.writeByte(0);
md5.writeUTFBytes(password);
md5.writeBytes(chal);

doLogin++;
// Send challenge response
sendRequest("/login", "=name=" + user, "=response=00" + MD5.hashBytes(md5));
}
} else if (doLogin == 2) {
doLogin = 0;
dispatchEvent(new ApiEvent(ApiSocket.LOGIN, "", returnData, gotDone ? 'done' : (gotFatal ? 'fatal' : 'trap')));
} else {
dispatchEvent(new ApiEvent(ApiSocket.RECEIVED, tag, returnData, gotDone ? 'done' : (gotFatal ? 'fatal' : 'trap')));
}
}

if (bytesAvailable)
readResponse();
else
return;
}

if (len1 >= 0xF0) {
len = readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
} else
if (len1 >= 0xE0) {
len = (( len1 & 15 ) << 8 ) + readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
} else
if (len1 >= 0xC0) {
len = (( len1 & 31 ) << 8 ) + readUnsignedByte();
len = ( len << 8 ) + readUnsignedByte();
} else
if (len1 >= 0x80) {
len = (( len1 & 63 ) << 8 ) + readUnsignedByte();
} else
len = len1;

toread = len;
}

// Calculate how much data of the full length that is available right now
var slen:int = bytesAvailable > toread ? toread : bytesAvailable;
// Calculate how much data that has to be read later
toread = toread > bytesAvailable ? toread - bytesAvailable : 0;

// Read relevant data
var str:String = readUTFBytes(slen);

if (toread == 0) {
if (str == '!re') {
firstRe++;
if (firstRe > 1) {
returnPos++
returnData[returnPos] = new Object();
}
}
if (str == '!trap')
gotTrap = true;

if (str == '!fatal')
gotFatal = true;

if (str == '!done')
gotDone = true;

// Parse key-value pair
if (str.substr(0,1) == '=') {
var tmpPos:int = str.indexOf('=',1);
var tmpKey:String = str.substr(1,tmpPos-1);
var tmpVal:String = str.substr(tmpPos+1);
returnData[returnPos][tmpKey] = tmpVal;
}

// Reset tag
if (str.substr(0,1) == '!')
tag = "";

// Set tag
if (str.substr(0,5) == '.tag=')
tag = str.substr(5);

// Are there more packets available
if (bytesAvailable)
readResponse();
}

}

private function socketDataHandler(event:ProgressEvent):void {
readResponse();
}
}
}

// ApiEvent.as
//
// RouterOS API Event class
// Author: Håkon Nessjøen
// Date: 2. May 2009
//
package {

import flash.events.Event;

public class ApiEvent extends Event {
static public var RECEIVED:String = "received";
static public var LOGIN:String = "loggedin";

public var data:Array;
public var result:String;
public var tag:String;

public function ApiEvent(type:String, tg:String, dta:Array, res:String){
super(type);
data = dta;
result = res;
tag = tg;
}
}

}

12 / abril / 2012   Sem Comentarios

configurar load balance PCC no MikroTik

ESTRUTURA:

LAN: 10.0.0.0/27
ISP1: 192.168.0.0/27
ISP2: 192.168.3.0/24

ENDERECOS:

/ip address
add address=10.0.0.1/27 broadcast=10.0.0.31 comment=”" disabled=no interface=LAN network=10.0.0.0

add address=192.168.0.10/27 broadcast=192.168.0.31 comment=”" disabled=no interface=ISP1 network=192.168.0.0

add address=192.168.3.1/24 broadcast=192.168.3.255 comment=”" disabled=no interface=ISP2 network=192.168.3.0

ROTAS:

/ip route
add check-gateway=ping comment=”Rota Saida GVT para Load Balance” disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.3.20 routing-mark=ISP2_traffic scope=30 target-scope=10

add check-gateway=ping comment=”Rota saida Velox para Load Balance” disabled=no distance=1 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.0.1 routing-mark=ISP1_traffic scope=30 target-scope=10

add check-gateway=ping comment=”Rota saida Velox/GVT sem Load Balance” disabled=no distance=2 dst-address=0.0.0.0/0 gateway=192.168.0.1,192.168.3.20 scope=30 target-scope=10

NAT:

/ip firewall nat
add action=masquerade chain=srcnat comment=”" disabled=no out-interface=ISP1

add action=masquerade chain=srcnat comment=”" disabled=no out-interface=ISP2

MANGLE:

/ip firewall mangle
add action=mark-connection chain=input comment=”Marca Conexoes de entrada para que voltem pelo mesmo link” disabled=no in-interface=ISP1 new-connection-mark=ISP1_conn passthrough=yes

add action=mark-connection chain=input comment=”" disabled=no in-interface=ISP2 new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes

add action=mark-connection chain=output comment=”Inicia o balance” connection-state=new disabled=no dst-address=!10.0.0.0/27 new-connection-mark=ISP1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/0

add action=mark-connection chain=output comment=”" connection-state=new disabled=no dst-address=!10.0.0.0/27 new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/1

add action=mark-routing chain=output comment=”Retorna as conexoes marcadas no inicio, pelo mesmo link que entraram” connection-mark=ISP1_conn disabled=no new-routing-mark=ISP1_traffic passthrough=yes

add action=mark-routing chain=output comment=”" connection-mark=ISP2_conn disabled=no new-routing-mark=ISP2_traffic passthrough=yes

add action=mark-connection chain=prerouting comment=”Load Balance (PCC)” disabled=no dst-address-type=!local in-interface=LAN new-connection-mark=ISP1_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/0

add action=mark-connection chain=prerouting comment=”" disabled=no dst-address-type=!local in-interface=LAN new-connection-mark=ISP2_conn passthrough=yes per-connection-classifier=both-addresses:2/1

add action=mark-routing chain=prerouting comment=”Conexoes do load balance para as novas tabelas do PCC” connection-mark=ISP1_conn disabled=no in-interface=LAN new-routing-mark=ISP1_traffic passthrough=yes

add action=mark-routing chain=prerouting comment=”" connection-mark=ISP2_conn disabled=no in-interface=LAN new-routing-mark=ISP2_traffic passthrough=yes

23 / maio / 2011   Sem Comentarios

Niveis de execução de sistemas linux

O linux é capaz de operar em vários estados diferentes de sistema, cada um dos quais definido pelo conjunto de serviços disponibilizados ao usuário quando o respectivo estado está no controle do sistema. Oito desses niveis de execução estão disponiveis, embora tipicamente, apenas sete sejam de interesse do usuário. Por exemplo, os niveis de execução relevantes estão listados abaixo:

0 – Halt
1 – Modo monousuário
2 – Vazio (pode ser definido pelo usuário)
3 – Modo multiusuário sem janelas
4 – Vazio (pode ser definido pelo usuário)
5 – Modo multiusuário completo (com janelas)
6 – Reboot

- O nivel de execução default do sistema é configurado no arquivo /etc/inittab.
- O nivel de execução default do CentOS é o 3.
- Os niveis de execução 2 e 4 são usados, tipicamente, para configurações customizadas, as quais envolvem serviços que não são necessários nos niveis de execução 3 e 5 padrão.
- As designações de nivel de execução do CentOS ficam armazenadas em /etc/rc.d/ e cada nivel de execução possui sua própria pasta, e é numerada de acordo. Por exemplo, a pasta do nivel de execução 3 chama-se rc3.d.
- Se os serviços serão iniciados ou terminados, e em que ordem, dentro de cada nivel de execução, isso é determinado examinado os três primeiros caracteres de cada link simbolico começa com um S, este serviço será iniciado neste nivel de execução. Se começar com um K, ele será terminado. O inteiro de dois digitos que se segue ao primeiro caractere determina a ordem na qual este serviço será iniciado ou terminado. Quanto maior o numero, mais tarde seu destino será tratado.

17 / dezembro / 2010   Sem Comentarios